
HÁ CERCA DE 2 MIL ANOS boa parte da atual Europa ocidental era ocupada pelos celtas. Eles não constituíam uma nação única, mas tribos independentes, como os atrebates do sul da Inglaterra e o parisii do norte da França.

Deriva da arquitetura grega, embora diferenciando das suas características próprias. Alguns autores agrupam ambos estilos, designado-os em arquitetura clássica, alguns tipos de edifícios, característicos desses estilos propagaram-se por toda a Europa, nomeadamente o arqueduto, a basílica, a estrada romana, o domus, o panteão e o arco do triunfo.


Após a partida dos romanos, vieram os ferozes germânicos "anglo-saxões", inicialmente destinados à defesa dos celtas. Todavia, agiram de forma oportunista, tornando-se invasores, destruindo vilas e massacrando a população local, viviam no território que é hoje o noroeste da Alemanha e o leste da Holanda. Foram mencionados pela primeira vez pelo geógrafo grego Ptolomeu que os localizou no sul da Jutlândia e no actual Schleswig-Holstein, de onde aparentemente se expandiram para sul e para oeste.

No período da literatura anglo-saxônica foi desenvolvimento o gênero textual lírico com a intenção de refletir na literatura o estado da alma do homem, um momento frio, melancólico e solitário.
A Literatura Anglo-saxônica tem caráter anônimo tendo como sua obra principal Beowulf, um poema épico recheado de acontecimentos sobrenaturais e misticismo. Originalmente pertencente ao repertório das estórias orais do povo. A obra apresenta características do cristianismo e do paganismo, apesar de ter sido registrada pelos monges da Igreja Católica.O épico Beowulf (B.) é dividido em três partes ou lutas: B. contra Grendel, B. contra a mãe de Grendel, B. contra o dragão.
Grendel, um monstro terrível, aterrorizava Herot fazia 12 anos. B. luta contra ele e sai vitorioso. A mãe de Grendel, furiosa e perversa, quer matar o homem que matou seu filho e começa a aterrorizar a cidade. B. vai até a toca onde ela está e, numa luta difícil, consegue vencê-la. Tudo ia bem, B. era o rei e gozava de um reinado tranquilo, até que um escravo rouba uma taça valiosa da caverna do Dragão.
O Dragão procura essa peça e não acha, espera até anoitecer e começa a atear fogo em todo o reino. B. vê tudo em chamas e mesmo muito velho decide lutar contra a criatura. Com ajuda de seu afilhado ele consegue destruir o dragão, porém não resiste aos ferimentos da batalha e morre.
Beowulf (B.) - filme tem muitas semelhanças com o épico, porém foram feitas algumas alterações para torná-lo mais atrativo na telona. Abaixo algumas dessas diferenças:
Após a morte de Grendel, B. vai atrás da mãe dele para destruí-la, porém ela não é aquele monstro terrível, ele se depara com a beleza de Angelina Jolie. Ela o enfeitiça e ele faz um filho nela.
Já ancião um dragão, que é seu filho com a feiticeira, vem para destruir Herot e novamente ele vai para a guerra para salvar seu povo. Na batalha ambos morrem e quem se torna rei é o seu amigo Wiglaf.



Canterbury Tales é considerada sua maior realização literária, nela Chaucer garante à literatura a observação da vida como de fato ela era vivida. Sua linguagem é clara, tanto como a voz que era ouvida em sua própria época.Um cavaleiro do Rei Arthur estupra uma mulher em um campo de trigo. Por lei, o seu crime é punível com pena de morte, mas a rainha intercede em seu nome. A rainha castiga o cavaleiro, enviando-o para fora em uma missão para descobrir o que as mulheres realmente querem "mais do que qualquer outra coisa", dando-lhe um ano e um dia para descobri-lo e sua palavra de que irá retornar. Se ele não conseguir satisfazer a rainha com a sua resposta, ele perde sua vida. Ele pesquisa, mas cada mulher que ele encontra diz algo diferente. Um ano mais tarde, em seu caminho de volta para a rainha e sem saber a verdade, ele pede a uma bruxa velha que lhe ajude. Ela diz que vai dizer a resposta que irá salvá-lo, mas ele tem que prometer fazer o que ela pedir. Ele acorda e eles voltam ao tribunal, ele explica a rainha que o que as mulheres mais querem é a soberania sobre os seus maridos. A Rainha aceita isso como a resposta correta. A velha mulher exige como retribuição que o cavaleiro se case com ela. Ele protesta, mas em vão, e o casamento se realiza no dia seguinte. Naquela noite, o cavaleiro confessa que ele é infeliz, porque ela é feia e mal- nascida. Ela diz ao cavaleiro que ele pode escolher entre ela ser fiel e feia ou bonita e infiel. Ele diz para ela escolher. Satisfeita com o domínio sobre o marido, ela se torna uma bela e fiel esposa, e vive feliz com ele até o fim dos seus dias.