HÁ CERCA DE 2 MIL ANOS boa parte da atual Europa ocidental era ocupada pelos celtas. Eles não constituíam uma nação única, mas tribos independentes, como os atrebates do sul da Inglaterra e o parisii do norte da França.
sexta-feira, 13 de março de 2009
Os Celtas
HÁ CERCA DE 2 MIL ANOS boa parte da atual Europa ocidental era ocupada pelos celtas. Eles não constituíam uma nação única, mas tribos independentes, como os atrebates do sul da Inglaterra e o parisii do norte da França.
A expansão Celta
A Casa
Metalúrgia
Druidas
Boadicea
O domínio romano
quinta-feira, 12 de março de 2009
Roma
Roma é a capital da cidade e sede comum, e da província com o mesmo nome, na região do Lácio. A história da Roma Antiga foi muito importante, pela cultura e seus avanços desenvolvidos por uma civilização, era uma cidade pequena, tornando um dos maiores impérios da antiguidade.
Júpiter
Deuses da Roma Antiga
Arte romana
Arquitetura Romana
Expansão dos Romanos
Contribuíções dos Romanos
Histórico Militar
Escrita do Romanos
Lei das Doze Tábuas
Constituía uma antiga legislação que está na origem do direito romano, o cene da constituição da República Romana e dos "mos maiorum"(antigas leis no escritos e regras de consulta). Segundo relatos históricos semilendários preservados por livros, no inicio da República Romana, as leis eram guardadas em segredo dos pontífices e por outros representantes da classe dos patrícios, sendo executados com especial severidade contra os plebeus.
quarta-feira, 11 de março de 2009
Anglo-Saxões Origem
Cristianismo
Literatura
O poema de Beowulf
O poema, que quase foi destruído em um incêndio, é considerado o primeiro texto da literatura anglo-saxã, ainda escrito no chamado Old English (o inglês arcaico). Desde sua descoberta, o livro tem inspirado pesquisadores de literatura inglesa de diversas partes do mundo.
terça-feira, 10 de março de 2009
Vikings
Cultura, religião e mitologia dos Vikings.
Valkirias
segunda-feira, 9 de março de 2009
A Literatura Anglo-saxônica
No entanto é nessa época que se consegue perceber uma estruturação do fazer literário inglês, que dando sequência ao que inicialmente Beowulf representou, utiliza-se de recursos da literariedade como referências para a produção dos textos.
Beowulf - Características
Beowulf - Épico
O épico Beowulf (B.) é dividido em três partes ou lutas: B. contra Grendel, B. contra a mãe de Grendel, B. contra o dragão.
Grendel, um monstro terrível, aterrorizava Herot fazia 12 anos. B. luta contra ele e sai vitorioso. A mãe de Grendel, furiosa e perversa, quer matar o homem que matou seu filho e começa a aterrorizar a cidade. B. vai até a toca onde ela está e, numa luta difícil, consegue vencê-la. Tudo ia bem, B. era o rei e gozava de um reinado tranquilo, até que um escravo rouba uma taça valiosa da caverna do Dragão.
O Dragão procura essa peça e não acha, espera até anoitecer e começa a atear fogo em todo o reino. B. vê tudo em chamas e mesmo muito velho decide lutar contra a criatura. Com ajuda de seu afilhado ele consegue destruir o dragão, porém não resiste aos ferimentos da batalha e morre.
Beowulf - Filme
Beowulf (B.) - filme tem muitas semelhanças com o épico, porém foram feitas algumas alterações para torná-lo mais atrativo na telona. Abaixo algumas dessas diferenças:
Após a morte de Grendel, B. vai atrás da mãe dele para destruí-la, porém ela não é aquele monstro terrível, ele se depara com a beleza de Angelina Jolie. Ela o enfeitiça e ele faz um filho nela.
Já ancião um dragão, que é seu filho com a feiticeira, vem para destruir Herot e novamente ele vai para a guerra para salvar seu povo. Na batalha ambos morrem e quem se torna rei é o seu amigo Wiglaf.
domingo, 8 de março de 2009
Inglaterra: A formação de uma literatura
Thomas Becket
Geoffrey Chaucer
Geoffrey Chaucer (1343 - 25 de outubro, 1400) foi escritor, filósofo e diplomata inglês. É comum ser-lhe atribuído o título de Pai da Literatura Inglesa. Sua principal obra, Os Contos da Cantuária ("The Canterbury Tales" em inglês), é uma das mais importantes da literatura inglesa medieval. Considerado um dos grandes poetas da língua inglêsa pelo seu refinamento poético e no hábil trabalho com a língua, Chaucer viveu como uma espécie de agregado da corte, o que lhe garantiu excelente educação e também a possibilidade de dedicar-se às letras. Teve contato com a poesia cortês, o que aguça seu ouvido de poeta para a musicalidade. Seu interesse pela poesia de corte foi crescente e acabou por gerar uma tradução do famoso Roman de la Rose.
Canterbury Tales
O texto tem como ponto de partida uma romaria de vinte e nove peregrinos que juntos seguem em direção à cidade de Canterbury, onde pretendem visita o túmulo do piedoso Tomás Beckett. Durante a viagem os peregrinos iam sendo sorteados para que contassem histórias aos demais: relatos de amor, luxúria, sexo e morte, que teriam inspiração em Boccaccio e que apresentam a realidade social da Inglaterra do século XIV.
Os Contos da Cantuária são uma espécie de narração em verso de acontecimentos curiosos, textos recheados de passagens pitorescas, citações clássicas, ensinamentos morais, relacionados à vida e aos costumes do século XIV na região da Cantuária e, por extensão, no resto da ilha britânica. A obra teria influenciado grandes escritores ingleses como William Shakespeare e John Milton.
Wife of Bath
Um cavaleiro do Rei Arthur estupra uma mulher em um campo de trigo. Por lei, o seu crime é punível com pena de morte, mas a rainha intercede em seu nome. A rainha castiga o cavaleiro, enviando-o para fora em uma missão para descobrir o que as mulheres realmente querem "mais do que qualquer outra coisa", dando-lhe um ano e um dia para descobri-lo e sua palavra de que irá retornar. Se ele não conseguir satisfazer a rainha com a sua resposta, ele perde sua vida. Ele pesquisa, mas cada mulher que ele encontra diz algo diferente. Um ano mais tarde, em seu caminho de volta para a rainha e sem saber a verdade, ele pede a uma bruxa velha que lhe ajude. Ela diz que vai dizer a resposta que irá salvá-lo, mas ele tem que prometer fazer o que ela pedir. Ele acorda e eles voltam ao tribunal, ele explica a rainha que o que as mulheres mais querem é a soberania sobre os seus maridos. A Rainha aceita isso como a resposta correta. A velha mulher exige como retribuição que o cavaleiro se case com ela. Ele protesta, mas em vão, e o casamento se realiza no dia seguinte. Naquela noite, o cavaleiro confessa que ele é infeliz, porque ela é feia e mal- nascida. Ela diz ao cavaleiro que ele pode escolher entre ela ser fiel e feia ou bonita e infiel. Ele diz para ela escolher. Satisfeita com o domínio sobre o marido, ela se torna uma bela e fiel esposa, e vive feliz com ele até o fim dos seus dias.